Total de visualizações de página

12 de março de 2009

EUA e Alemanha: jovens matam e se matam


Por Carolina Fellet
Não foram episódios sem precedentes, afinal, tanto nos EUA como na Alemanha já houve casos de mortes sucedidas pelo suicídio do assassino. Como já se cogitam por aí, talvez a própria exibição pela mídia desses ocorridos é que incite as pessoas a praticar atrocidades.
Tudo bem! Isso pode até proceder. A televisão, principalmente, por ser muito verossímil, traz as circunstâncias para bem perto das nossas retinas e as torna (circunstâncias) reais e viáveis de acontecer com qualquer um de nós. Isso acaba, por vezes, alimentando nossos ímpetos e os enaltecendo a atitudes.
No entanto, o motivo principal que leva jovens norte-americanos e europeus à matança e ao suicídio é a repressão aliada ao perfeito funcionamento da esteira social.
Desde bebês, os americanos se contêm. Não se ouvem barulhos nos restaurantes e nas áreas públicas. Não se veem casais se beijando em público. Assim que ingressam na faculdade, é preciso que garotos norte-americanos saiam de casa. Casam-se cedo e precisam se enquadrar no esquema “família perfeita”. Aparentemente “de uma hora para outra” se rebelam através de atos como o do rapaz que matou 10 pessoas numa cidadezinha americana e do alemão que matou não sei quantos em uma escola e no itinerário adjacente a ela.
É que a tolerância deles supurou. Porque tudo de que eles precisavam ficava-lhes a postos. Tudo funciona na sociedade deles. Diferentemente da cultura no Brasil, em que se necessita lutar todos os dias para viver bem e com dignidade. Essa busca incessante do brasileiro faz bem à essência humana. A estagnação é o prenúncio do desastre.

3 comentários:

Vico Lopes disse...

Leio, fico encantado com sua interlocução, sábia escolhe de palavra e, ao invés de concluir, indago:
Carol, há como não ser seu fã?

Vico Lopes disse...

Ah, meu blog, pra qdo quiser praticar o ócio produtivo:

http://lopesvico.blogspot.com

Bjocas já saudosas (aposto q não te verei antes de partir pras gélidas terras russas).

Unknown disse...

Encontrei nas letras a forma de delinear a abstração de meus jardins mais intrínsecos. Dêem suas opiniões sobre o Blog.


conteudamente falando hahaha
tá perfeito
tu escreve bm...tm ótimas ideias e assuntos..
parabens..
minha prieira vez aki
xD^


t convido a vir no meu:

www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

diversão e entretenimento informativo