Total de visualizações de página

4 de novembro de 2009

Documentário produzido por ex-alunos da Estácio JF é exibido no festival Primeiro Plano

Catadores de papel. O que pensar sobre eles? São profissionais? Qual o seu papel na sociedade? Essas e outras perguntas foram respondidas pelos jornalistas Ana Carolina Fellet e Marlan Kling no curta documentário “O lixo e a sobrevivência”, que será exibido no Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.

O vídeo começou como um trabalho de conclusão de curso de Comunicação na Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora (FESJF) e, segundo Ana Carolina, “foi uma tentativa de extravasar a mesmice da monografia tradicional e deixar como memória uma produção mais democrática e palatável para as pessoas.”.

Para a produção, donos de compra e venda de materiais recicláveis, catadores de papel, populares e o vereador Bruno Siqueira foram entrevistados. “Fizemos perguntas óbvias para as pessoas, como por exemplo: o trabalho dos catadores traz consequências para a sociedade? E, a partir das respostas, montamos o documentário. Enfrentamos contratempos, mas o resultado foi legal.”
É a primeira vez que o trabalho será apresentado ao público, como conta Marlan. Indagado sobre como surgiu a idéia de inscrever o curta na mostra competitiva do Festival, ele afirma que a mesma surgiu no ano passado, quando assistiu ao 7º Festival Primeiro Plano. “Eu disse
que gostaria de produzir um documentário para participar neste ano de 2009. Conversei com a Ana Carolina e, após definir o tema, partimos para prática.”


“O lixo e a sobrevivência” também está inscrito na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na 5ª CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, no 4º Festival de Cinema de Muriaé e na Mostra CineBH 2010. A exibição no Festival Primeiro Plano acontece dia 29, às 17hs, no Cinearte Palace.

Agência Experimental de Jornalismo
Jornalista responsável: profª Izaura Rocha
Texto: Mariana Mello – 2º período de Jornalismo

Um comentário:

Carlos Goettenauer disse...

Passei só para observar que me orgulho de conhecer você! Um abraço!