Total de visualizações de página

10 de abril de 2005

Geografia

A Geografia estuda o que já está prontinho... não tem a pretensão de, com a ajuda de um submarino talvez, investigar a aquarela dos bastidores dos céus. Aqui tá clarinho por causa do movimentozinho que a Terra faz e lá, na terra do nunca, tá escurinho. Mas por que o clarinho é dia? Por que é a hora do labor? de as criancinhas irem à escola? Por que a noite é a hora do ilícito? E por que tanta hora? Se, independente da hora, a natureza vai trocando de roupa sem nossa autorização... aos nossos olhos, às vezes, é trágico vê-la tão breve a arrumar-se. Por que, ainda que a Terra gire para justificar as insanidades da natureza, nunca o preto do céu é o mesmo? Ainda que o azul esteja perfeitamente posto no firmamento, ele está desbotado em relação ao azul do meu tempo de criança. E o Sol... por que anda feito um transeunte o tempo todo? E por que a lua, cheinha hoje e esbelta na próxima noite? Geografia, Biologia... enciclopédias são muito exíguas em relação à grandeza e à loucura da Natureza. E eu não tenho vontade de me encher de inteligência enciclopédica. Já tenho anticorpo contra isso.

Nenhum comentário: